terça-feira, 28 de maio de 2013



Exame de Consciência se aproximar do Sacramento da Penitência e fazer uma boa confissão
1.    Adorar a Deus e Amá-lo sobre todas as coisas
Ponho Deus em 1º lugar na minha vida, ou vivo apenas preocupado com as coisas materiais: trabalho, negócios, riqueza...? Perco demasiado tempo em frente a televisão, desleixando a oração a oração a sós ou em família? Tenho cumprido o preceito da confissão anual e comunhão Pascal? Recebi alguma vez a comunhão em pecado mortal? Em vez de recorrer ao Senhor, tenho praticado ou aconselhado práticas de bruxaria ou espiritismo (adivinhos, tarot, cartas, médiuns, mulheres de virtude, astrólogos, sessões de espiritismo...)? Suporto com paciência e espírito de fé as contrariedades da vida? Falei contra Deus, contra a Religião ou contra os Sacerdotes? Sou supersticioso? Duvidei das verdades da Fé? Procuro Formação Religiosa? Contribuí para o Culto? Sou orgulhoso em sentimentos, palavras e atitudes?

2.    Não Invocar o Santo nome de Deus em vão

Tenho promessas por cumprir? Fiz juramentos falsos?

3.    Santificar os domingos e festas de guarda
Participei na Missa ao domingo e dias santificados? Estive com atenção? Fiz ou mandei fazer trabalhos desnecessários? Procurei que participassem na Missa os filhos e pessoas dependentes? Guardei jejum e abstinência nos dias indicados?

4.    Honrar Pai e Mãe ( e outros legítimos superirores)

Pais: Dedico-me à família – Dou bom exemplo? Rezo com os filhos? Permito-lhes demasiada liberdade? Oriento-os quanto a companhias, leituras e divertimentos? Procuro que frequentesm a Catequese e as aulas de Religião e Moral?
Filhos: Respeito, obedeço e amo os meus pais? Ajudo-os ? Tenho-os feito sofrer com atitudes grosseiras ou malcriadas? Tenho a preocupação de os acompanhar e de lhes dar alegria? Se são de idade avançada e doentes, tenho a preocupação de chamar um Sacerdote para lhes administrar o Sacramento da Santa Unção? S e já faleceram, rezo pelas suas almas? Estudo ou trabalho com diligência? Gasto mal o dinheiro que me dão?

5.    Não Matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou a ao próximo)
Desejei o mal ou a morte a mim ou ao próximo? Insultei ou injuriei alguém? Digo palavrões? Roguei pragas? Tive desavenças? Bati, feri ou tratei mal alguém? Agrido verbalmente? Tenho procurado o bom entendimento entre todos? Desprezei alguém? Fui causa de discórdias ou desavenças, por minhas palavras, por minhas palavras ou mexericos? Estou pronto a perdoar as ofensas que me fizeram...ou alimento ódio, ressentimento ou vingança? Neguei-me a fazer as pazes com alguém? Aconselhei, voltei ou pratiquei o aborto? Uso anticonceptivos (preservativo, pílula, DIU, laqueação...)? Comi ou bebi em excesso? Cumpro o código da estrada? Conduzo com excesso de velocidade pondo em perigo a minha vida e a vida dos outros?  Mantenho vícios prejudiciais (tabaco, álcool, droga, jogo, luxo...) ?

6.    e  9. Guardar castidades nas palavras, nas obras, nos pensamentos e nos desejos
Tenho guardado a fidelidade conjugal? Se namoro, guardo castidade? Desejei com malícia a mulher ou o marida do próximo? Demorei-me com malícia em pensamentos ou desejos impuros? Tenho praticado ações desonestas? Comigo mesmo? Com outras pessoas?  Tenho lido ou divulgado maus livros? Tenho assistido a filmes imorais ou pornográficos? Fui ocasião de pecado para outros, por minhas conversas, atitudes ou vestuários?

7.     e 10. Não furtar (Nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo) e não cobiçar as coisas alheias
Tenho roubado ou prejudicado o próximo? Devolvi o que me foi emprestado? Fiz negócios fraudulentos? Fui invejoso? Pago as dívidas? Ou acumulo os débitos, levando os outros à ruína? Deixo-me levar pelo egoísmo, a preguiça, a inveja? Sou avarento e egoísta, querendo sempre o melhor para mim? Desperdiço comida? Esbanjo dinheiro em coisas supérfluas ou luxuosas? Reparto os meus bens com os mais pobres do que eu? Tenho sido justo e caridoso para com as pessoas que trabalham comigo? Tenho consciência profissional ou desleixo o meu trabalho prejudicando o próximo? Pago o justo salário?

8.    Não levantar falsos testemunhos( ou de qualquer outro modo faltar a verdade, ou difamar o próximo)
Disse mentiras? Causei com elas prejuízo a alguém? Julguei mal do próximo sem motivo? Disse mal dos outros? Deixo-me levar pela murmuração? Descobri defeitos ocultos? Levantei calunias? Revelei segredos?

INVOCAREI AGORA O AUXILIO DE NOSSA SENHORA, PARA FAZER UMA SANTA CONFISSÃO.

Ato de Contrição:
Meu Deus, porque sois infinitamente bom e vos amo de todo o meu coração, pesa-me de vos ter ofendido, e, com o auxilio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender; Peço e espero o perdão das minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amém.

Condições para bem se confessar:
1)    – Exame de Consciência;
2)    – Dor dos pecados;
3)    – Propósito de nunca mais pecar
4)    – Confissão dos pecados
5)    – Satisfação ou Penitencia.

Condições para bem comungar:

* Estar na graça de Deus;
* Saber e pensar Quem se vai receber
* Estar em jejum eucarístico

Oração para depois da confissão:
Senhor, sois misericordioso para com os Vos procuram!
Como é grande o Vosso amor e a Vossa bondade! Confio que, pelos merecimentos infinitos de Vosso preciosíssimo Sangue,  já me haveis perdoado os pecados. Já posso contar-me de novo entre os Vossos filho! Não permitais, Pai de misericórdia, que eu me esqueça dessa grande graça. Proponho-me firmemente evitar o pecado, para nunca mais perder a Vossa graça. Abençoai, Senhor, este é meu propósito e fortalecei-me para que nunca mais torne a cair. Ó Maria, minha Mãe, rogai por mim e amparai-me. Santos e anjos do céu, intercedam por mim. Amém.

Oração ao Nosso Redentor:
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, escutai-me.
Dentro das Vossas Chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da morte, chamai-me
E mandai-me ir para vós, para que com os Vossos Santos Vos louve por todos os séculos dos séculos. Amém.

Fonte: http://www.paroquiasaojoaobosco.com.br/palavra-do-paroco/695-como-fazer-uma-boa-confissao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário