domingo, 1 de setembro de 2013

O novo secretário de Estado do Vaticano



 
Em declarações após a sua nomeação, dom Pietro Parolin expressou profunda e afetuosa gratidão ao Papa Francisco pela - disse - "imerecida confiança" demonstrada em relação a ele, e manifestou a sua total disponibilidade em colaborar com o Santo Padre e sob a sua orientação para o bem da Igreja e da humanidade.

O novo secretário de Estado do Vaticano disse ainda sentir viva a graça desta chamada que, mais uma vez, constitui uma surpresa de Deus em sua vida. Disse sentir também toda a responsabilidade desta missão empenhativa e exigente, perante a qual as suas forças são frágeis, e pobres as suas capacidades. Por isso disse pôr-se ante esta tarefa com serenidade e confiança na misericórdia de Deus, na oração e ajuda dos outros.

Dom Pietro Parolin recordou os seus familiares, a sua diocese de origem, Vicenza, o Papa Bento XVI, países onde tem trabalhado, (Nigéria, México, Venezuela) e também a secretaria de Estado, que "já foi a sua casa por muitos anos", assim como o cardeal Tarcisio Bertone, outros superiores e colaboradores de toda a cúria romana. A todos - concluiu - sou largamente devedor.

Entretanto, neste sábado, 31, de manhã, o Santo Padre confirmou nos respectivos cargos dom Giovanni Angelo Becciu, substituto para as questões gerais; dom Dominique Mamberti, secretário para as relações com os Estados; dom Georg Gänswein, prefeito da Prefeitura da Casa Pontifícia; monsenhor Peter Wells, assessor para as questões gerais ; e monsenhor Antoine Camilleri, subsecretário para as relações com os Estados. 

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário