terça-feira, 25 de junho de 2013

à preparação da XIV Assembleia Geral Ordinária, prevista para 2015.



Avaliadas para escolha do tema as propostas dos bispos das Igrejas Católicas Orientais sui iuris, das Conferências Episcopais, dos dicastérios e da União dos Superiores Gerais

Depois de concluir o processo pós-sinodal sobre os requisitos institucionais da XIII Assembleia Geral Ordinária, realizada em outubro de 2012 sobre A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã, a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos se dedica agora à preparação da XIV Assembleia Geral Ordinária, prevista para 2015.


No processo de escolha do tema da próxima assembleia, a quarta reunião do XIII Conselho Ordinário discutiu em 13 e 14 junho as propostas apresentadas pelos Sínodos dos Bispos das Igrejas Católicas Orientais sui iuris, pelas Conferências Episcopais, pelos dicastérios da Cúria Romana e pela União dos Superiores Gerais, organizações institucionalmente consultadas como colaboradoras na atividade sinodal.
Os trabalhos começaram com o discurso do Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, dom Nikola Eterovic, que abordou o Ano da Fé e os seus eventos históricos, como a renúncia de Bento XVI ao ministério petrino e a eleição subsequente do novo bispo de Roma, o papa Francisco.
Na manhã de 13 de junho, os membros do conselho foram recebidos em audiência pelo papa, que dedicou a eles um tempo especial de conversa sobre a escolha do tema da próxima Assembleia Geral Ordinária.
Sobre a instituição sinodal, Sua Santidade afirmou que ela nasceu do Concílio Vaticano II e em cinquenta anos trouxe benefícios para a missão e para a comunhão da Igreja, como expressão da colegialidade. Este serviço é ainda mais importante atualmente. "Estamos confiantes de que o Sínodo dos Bispos viverá novos desenvolvimentos para incentivar ainda mais o diálogo e a colaboração dos bispos entre si e com o bispo de Roma".
A reunião prosseguiu em dois grupos organizados por idiomas, um em inglês e o outro em italiano, com os participantes examinando os critérios e motivações da escolha do tema da próxima assembleia, a fim de elaborar opções a ser apresentadas ao Santo Padre para a decisão final.
A quinta reunião do conselho foi marcada para 7 e 8 de outubro de 2013. Os trabalhos da reunião deste mês foram encerrados com uma oração, confiando à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, a futura atividade sinodal.


(Zenit.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário